Manipulação

Os produtos manipulados são elaborados com as mesmas substâncias ativas dos medicamentos de referência. A diferença é que os produtos são desenvolvidos na própria farmácia. Cada farmácia de manipulação tem de ter o próprio laboratório e funcionar independente. O ramo das farmácias manipuladas é o que mais se aperfeiçoa e passa por três processos de qualidade: o primeiro quando a matéria-prima chega ao país; o segundo quando a matéria-prima chega às farmácias e o terceiro quando o produto já está pronto.
Além de passar pelos processos de qualidade, os remédios manipulados devem apresentar na embalagem uma série de informações que vão desde o nome da pessoa que vai fazer uso do medicamento, nome do farmacêutico responsável, especificação do medicamento, número da receita médica, datas da manipulação e validade, bem como a posologia. Os remédios manipulados podem ser apresentados de várias formas: cápsulas, comprimidos, pós, géis, supositórios, entre outros. Há ainda a opção para manipular medicamentos à base de plantas. De acordo com o farmacêutico, os produtos mais manipulados são os cosméticos e para emagrecimento, embora também sejam manipulados produtos odontológicos e principalmente, remédios de uso clínico.
Geralmente são necessárias 24 horas para que os clientes tenham os medicamentos em mão. Mas a PRODERMA muitas vezes consegue manipular para o mesmo dia.
Mas a grande vantagem mesmo dos remédios manipulados é de ser um produto individualizado, com adequação de dosagem e forma farmacêutica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *